A escolha do Cespe-UnB como banca organizadora do novo concurso da Caixa Econômica Federal não foi uma surpresa. O edital para Técnico Bancário também não surpreendeu. A seleção de 2012 foi organizada pela Cesgranrio.
Para ver a análise da prova de 2012, clique aqui. Para resolvê-la clique aqui.
Língua Portuguesa;
Matemática;
Raciocínio Lógico;
Atualidades;
Ética; e
Legislação Específica.
**As disciplinas de Conhecimentos Específicos são:**Atendimento;
Conhecimentos Bancários; e
Tecnologia da Informação (apenas para os Pólos de TI, no Rio, em Brasília e São Paulo).
O cargo oferecido no edital é o de Técnico Bancário, mas a Caixa reserva parte das vagas para os pólos de ‘Tecnologia da Informação’, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Estes pólos possuem provas diferenciadas, sem a disciplina ‘Atendimento’ e com a disciplina ‘Tecnologia da Informação’ na parte de Conhecimentos Específicos. As demais disciplinas e pesos permanecem inalterados. Atente para o fato que não há ‘Informática’ para os pólos regulares.
As disciplinas básicas serão distribuídas em 50 questões de ‘Certo’ ou ‘Errado’. Serão 14 questões de Língua Portuguesa, com peso dois, e 36 distribuídas entre as cinco demais disciplinas. Arrisco dizer que haverá uma divisão quase irmã destas. Vale estudá-las uniformemente. É importante lembrar que no sistema de avaliação do Cespe-UnB um erro anula um acerto (para saber mais clique aqui).
A Legislação Específica inclui os ‘Princípios Constitucionais da Administração Pública’ (Artigo 37º) e a legislação do PIS (Lei Complementar nº 7/1970), do FGTS (Lei nº 8.036/1990), da Bolsa Família (Lei nº 10.836/2004) e do Abono Desemprego (Lei nº 7.998/1990). Não deixe de olhar a letra da lei e resolver questões sobre esses assuntos.
As disciplinas ‘Atendimento’ e ‘Conhecimentos Bancários’ terão juntas 70 questões, com peso dois. Geralmente ‘Marketing’ e ‘Atendimento’ correspondem a um percentual que gira de 10% a 15% da parte específica. Seguindo essa lógica, seriam de sete a 11 questões dessas disciplinas, sobrando cerca de 60 para ‘Conhecimentos Bancários’. Essa é a disciplina que pode definir a sua classificação no concurso!
Outra novidade foi a inclusão de uma Prova Discursiva. A prova consistirá em um texto dissertativo de até 30 linhas sobre um dos tópicos de Conhecimentos Bancários.
É importante salientar que essas vagas são para formação de Cadastro de Reserva e que a Caixa não está obrigada a contratar todos os 25 mil aprovados no concurso. A convocação dos candidatos se dará de acordo com a necessidade da empresa em cada pólo. Atente, também, para o fato de que a inscrição vincula o candidato a um pólo específico e mesmo que sua nota seja superior à de candidatos de outros pólos, não há possibilidade de trocar de região.
Apesar de não estar claro no edital, as vagas para três dos pólos é para Tecnologia da Informação e somam 425, fazendo com que 24.972 sejam para técnicos bancários “normais”. Os pólos de TI são: DF05, RJ07 e SP01.
Agora resta ficarmos na torcida para chamarem para todas as vagas rapidamente!
Planeje. Estude. Revise. Passe!
Sucesso nos estudos!
->Leia também:
- Caixa Econômica: Saiba mais sobre a carreira no banco
- Conheça em detalhes como foi a última prova da Caixa Econômica

O que achou? Como planeja estudar?